PROJETO INCLUSÃO SÓCIO PRODUTIVA - CULTURA


PROJETO FEIRA MENSAL DO TERCEIRO SETOR







 O INSTITUTO NETO ALMEIDA é uma instituição sem fins lucrativos que busca incentivar e conscientizar a importância da educação, esporte e cultura para jovens de nosso meio. Por isso, o Instituto procura oferecer um momento de lazer e aprendizado a todas as crianças que gostam deste momento feliz e harmonioso.
Sabendo que a procura por uma atividade era muito difícil decidimos desenvolver no Instituto a prática do PROJETO FEIRA MENSAL DO TERCEIRO SETOR EM VÁRIOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ, que sendo no momento de lazer se torna agradável, social e educativo para todas as crianças e pais, que incentivam seus filhos a participar deste momento de aprendizado tanto com o artesanato, quanto com a cultura de nosso povo.
Então, para que a arte trabalhada através do PROJETO FEIRA DO TERCEIRO SETOR  seja eficaz e prazeroso, buscamos parceiros para nos apoiar nesta luta contra a descriminação social, pois sabemos que a união faz a força, e tudo que venha para motivar esses jovens vai só valorizar suas lutas e esforço em querer aprender, crescer e divulgar nossa cultura através do artesanato.


OBJETIVO GERAL:

Despertar nas famílias sua afinidade artística, proporcionando ao mesmo a oportunidade da pesquisa, interação e confecção de materiais que serão oferecidos e vendidos a comunidade.

ESPECÍFICOS:
-Criar um espaço artesanal para as famílias dos municípios de IGARAPÉ-MIRI; PONTA DE PEDRAS; CACHOEIRA DO ARARI; BARCARENA; CAMETÁ; OEIRAS DO PARÁ E TANTOS OUTROS para que possamos disponibilizar esse tipo de arte para a população.
- estimular a curiosidade do aluno desenvolvendo as atividades artesanais existentes em sua rotina diária, para que o mesmo possa ser um ser crítico e sensível através das manifestações culturais.
- Envolver a comunidade de modo geral, como construtores, espectadores e ouvintes, durante o período da feira.
- Despertar o prazer pelo artesanato e pela cultura de sua região.
- Descobrir novos talentos na arte nos municípios.
- Organizar e disponibilizar uma feira livre para os artesões, para apresentar-se nos eventos mirienses.





 JUSTIFICATIVA
O individuo em contato com as diversas manifestações artísticas, passa por um processo de transformação criativa e cultural, construindo uma nova ótica do mundo, enriquecida pela comunicação e sensibilização artística.
Nos dias de hoje, a arte é vivenciada em todos os momentos da vida, seja na rua ou na televisão entre outras. Assim é que pretendemos tornar-se essencial seu estudo para maior sensibilização, promovendo um aprendizado na prática da arte, conseguindo com isso incentivar e descobrir o grande potencial artístico de nossos jovens e famílias mirienses, tentando fazer com que o indivíduo (aluno) seja um agente atuante dentro da sociedade e desenvolva sua percepção para a identificação das múltiplas manifestações artesanais que o cerca.
Então, o Instituto vem oferecer através de todas as famílias do nosso meio, o aprendizado com o artesanato, escultura e pintura, para que a arte passe a ser um momento de construção tanto na educação como na cultura e sociedade. 


PÚBLICO ALVO
O Instituto oferecerá as crianças, jovens e seus pais, onde será obedecido o dia e horário de cada equipe, para construir e divulgar, sempre com o hábito de ser transformador da sua própria cultura, o de ser cidadãos conscientes da importância do artesanato na vida do ser humano.





METODOLOGIA
A proposta metodológica da Feira é que funcionará todos os Sábado e Domingo do final de cada Mês, seguindo uma estrutura de ordem por equipes, Ong’s,  Igrejas, grupos folclóricos e famílias em geral.


PROPOSTA DE AVALIAÇÃO

Tendo a Arte um caráter mais prático do que teórico, o instrumento de avaliação será o aluno com seu desenvolvimento nas confecções dos materiais artesanal.



                                ANTONIO CARLOS BASTOS DE ALMEIDA
                                                        PRESIDENTE